A instalação de uma Universidade Federal no Sul da Bahia foi defendida pelo deputado estadual Capitão Fábio durante um encontro com dirigentes de instituições públicas de Ensino Sperior, na Comissão de Educação da Assembléia Legislativa. Fábio, que preside a Comissão, afirmou que “a Região Cacaueira não abre mão da Universidade Federal, que dará uma importante contribuição ao nosso processo de retomada de desenvolvimento”. De acordo com o deputado, “a implantação de projetos importantes como o Porto Sul, a Ferrovia Oeste Leste e o Gasoduto, que irão atrair outros investimentos, vai exigir mão de obra qualificada e devemos estar preparados para atender a essa demanda”.
Fábio disse ainda que “a Universidade Federal, somada à Uesc e instituições privadas como a FTC, Unime, Faculdade de Ilhéus, Faculdade Madre Thais e Unopar vai consolidar o eixo Ilhéus-Itabuna como o principal pólo de ensino superior do interior do Bahia”. No encontro, que contou com a participação do líder do governo na Assembléia, deputado Waldenor Pereira, os representantes da Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Federal do Sudoeste Baiano e Uneb apresentaram uma pauta de reivindicações que inclui concurso para contratação de professores e servidores, cumprimento do estatuto do magistério e da dotação orçamentária e implementação de política de combate à evasão escolar.
No final da reunião, que teve ainda com a presença de representantes da UNE-Bahia e da União dos Estudantes da Bahia, ficou definida a realização de uma Sessão Especial na Assembléia Legislativa, no próximo dia 15 de setembro, quando serão debatidas propostas para a melhoria nas condições de ensino nas universidades estaduais baianas. Também foi definido o nome do vencedor do Prêmio Luis Eduardo Magalhães: o estudante de Direito da Unyahna, Everton Luís de Souza Bastos. O prêmio será entregue em solenidade que contará com a presença do governador Jaques Wagner.
Nenhum comentário:
Postar um comentário