O Grupo de Ação Comunitária de Itabuna (GAC), contou com a participação do deputado estadual Capitão Fábio, na reunião-almoço desta quinta-feira, dia 24. O deputado foi saudado pelo presidente do GAC, Oduvaldo Carvalho, que falou da importância de ouvir lideranças políticas, empresariais e de entidades de classe, sempre buscando a agilização de ações que contribuam para o desenvolvimento do município.
O Capitão Fábio, em seu segundo mandato, fez um balanço de sua atuação parlamentar e falou de seu trabalho visando melhorias para Itabuna. O deputado citou sua participação como presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa da Bahia e disse que, graças a uma reivindicação feita ao Governo do Estado, serão construídas duas escolas de ensino médio nos bairros São Pedro e Ferradas, além da implantação de um novo pavilhão do Colégio Militar, que passará atender também a pré-escola e o ensino médio.
Ainda na área de educação, Fábio citou a implantação de uma Universidade Federal no Sul da Bahia e a contratação de professores na rede pública estadual. O deputado também destacou ações na área de segurança como a instalação do Caerc, da 1ª Companhia de Polícia Rodoviária Estadual no município e a liberação de novas viaturas, através de reivindicações feitas por ele ao Governo do Estado.
Na área de infra-estrutura, o capitão Fábio disse que serão iniciadas brevemente as obras de drenagem, saneamento e urbanização do bairro Jorge Amado, um dos mais carentes de Itabuna. Ele também confirmou que o governador Jaques Wagner se comprometeu com a duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna, “obra fundamental, que vai beneficiar não apenas as duas maiores cidades sul-baianas, como os demais municípios da região”.
CICLO DE DESENVOLVIMENTO
Para o deputado, toda a região irá ganhar com a construção do Porto Sul, a Ferrovia Oeste Leste, o gasoduto e o novo aeroporto de Ilhéus. “Temos que dotar Itabuna de todas as condições para se beneficiar desse novo ciclo de desenvolvimento”, disse. O capitão Fábio, que se comprometeu em abraçar causas do GAC, como o Pólo Moveleiro, a melhoria no sistema de segurança pública e o Projeto de Humanização de Cidades, defendeu ainda uma mobilização para que a região eleja candidatos comprometidos com a população e que tenham vínculos com a comunidade.
O presidente do GAC, Oduvaldo Carvalho, considerou positiva a participação do deputado Capitão Fábio e disse que “os interesses da cidade estão acima de questões políticas, daí o nosso empenho em promover a união de todos os segmentos, sempre pensando no que é melhor para que Itabuna cresça”. A reunião-almoço contou com a presença do novo diretor da Biofábrica, Henrique Almeida, recém nomeado para a direção da Biofábrica. Ele falou de seu compromisso com a recuperação e o fortalecimento da lavoura cacaueira e se colocou à disposição do GAC sempre que necessário.
Na próxima sexta-feira, a reunião- almoço do GAC contará com a participação do deputado federal Geraldo Simões, vice-líder do PT na Câmara dos Deputados.